Engeneo

Topografia e Geoprocessamento

Topografia é a ciência e a tecnologia do levantamento da superficie física (feições) e legal (cadastro imobiliário) da terra através de medições e sua representação em croquis, mapas, registros ou modelos digitais.

A Geodésia trata, global e parcialmente, do levantamento e da representação da forma e da superfície da Terra com as suas feições naturais e artificiais. É a ciência da medição e representação da superfície da Terra.

Com o uso dos Conhecimentos das Áreas de Topografia e Geodésia, utilizando equipamentos de alta precisão e softwares atuais, a ENGENEO oferece Soluções completas em Mapeamentos in loco:

(Lei 10.267, de 28 de agosto de 2001 e Decreto 4.449, de 30 de outubro de 2002)

Levantamentos de Campo com alta precisão utilizando receptores GNSS RTK; Elaboração de Planilhas, Plantas e Memoriais Descritivos conforme as Normas Técnicas estabelecidas para este tipo de Serviço; Certificação dos Imóveis via sistema SIGEF do INCRA.


Medições Urbanas e Rurais utilizando-se Receptores GNSS RTK e Estação Total, aplicado à Propriedades Rurais, Áreas Industriais, Loteamentos Urbanos, Empreendimentos, ou qualquer Mensuração que exija alta precisão.

Elaboração de Mapas Altimétricos e Modelos Digitais do Terreno (MDT) através do uso de GNSS RTK e Estação Total para a obtenção de Cotas Altimétricas e desenho de Curvas de Nível. Estes Mapas são utilizados em estudos Geomorfológicos, estudos de Relevo, planejamento de obras, e Ortorretificação (Curvas de Nível + Pontos Obtidos com GNSS) de Bases Cartográficas.

Mesclagem dos Levantamentos Planimétrico e Altimétrico, utilizados em casos de Mapeamento que exija áreas com presença de Curvas de Nível e/ou Cotas Altimétricas.

Realizados através da utilização de Receptores GNSS RTK diretamente a campo, para o desenho de todos os elementos pontuais, lineares e poligonais presentes na superfície, originando Mapas Temáticos, ou, simplesmente obtendo coordenadas (latitude, longitude, altitude) através da locação de pontos para localizar algo espacialmente.

É a ciência que utiliza técnicas matemáticas e computacionais no tratamento de informações geográficas.

Criação de Pontos de Controle e Pontos de Apoio para Levantamentos de Precisão (Transporte de Coordenadas) utilizando-se Receptores GNSS RTK. Serviço este utilizado em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Georreferenciamento e Ortorretificação de Imagens de Satélite, Levantamentos Topográficos Urbanos, etc.

Com a aplicação de vários modos de Processamento Digital de Imagens, teremos vários tipos de Mapas resultantes, sendo necessária a interpretação destes produtos gerados para classificar os diferentes usos do solo (vegetação, lavouras, solo exposto, estradas, cursos d’água, etc.) presentes. A classificação é direcionada conforme o tipo de estudo em questão;

As técnicas de Processamento Digital de Imagens são utilizadas para identificar, extrair, condensar, realçar e representar as informações de interesse contidas nas imagens. É o tratamento computacional que deixa as Imagens prontas para ser analisadas e interpretadas. Este processo exige Softwares de Geoprocessamento e Conhecimentos específicos da área;

O termo “Banco de Dados” significa um conjunto de dados organizados de modo a atender uma determinada finalidade, ou um conjunto de finalidades integradas. E, “Banco de Dados Espaciais” é utilizado quando os dados a serem armazenados possuem características espaciais, ou seja, possuem propriedades que descrevem a sua localização no espaço e a sua forma de representação.

Assim, Modelagem de Banco de Dados Espaciais é a Estruturação, Modelagem, Implantação e Aplicação de Banco de Dados que objetivem o armazenamento e a consulta à grandes massas de dados que podem conter informações de natureza espacial ou dados relativos a imagens.

É a inserção de informações descritivas de feições mapeadas, espacializadas sobre uma Base Cartográfica Digital. Qualquer dado ou informação sobre algum elemento presente em Mapas, Cartas, Plantas, etc.; pode ser inserido sobre estes e assim poder ser visualizado onde a informação se encontra. É uma ferramenta muito útil em Cadastros Urbano e Rural; Planejamento de Propriedades Rurais; Gestão Urbana, Rural e Ambiental; assim como em qualquer Projeto em que haver uma Base Cartográfica e Informações Relacionais;

É um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais, que permite a representação do espaço territorial e facilita a gestão e análise dos fenômenos que nele ocorrem. O SIG separa a informação em diferentes camadas temáticas e armazena-as independentemente, permitindo trabalhar com elas de modo rápido e simples, permitindo ao operador ou utilizador a possibilidade de relacionar a informação existente através da posição e topologia dos objetos, com o fim de gerar nova informação.

Com a utilização de Mapas, Cartas, Plantas; de áreas Rurais ou Urbanas; confeccionadas com Aerofotos, Imagens de Satélites, Estação Total, Receptores GNSS; agrupados em meio Digital; elaborado com as mais variadas técnicas; aglomeradas em um mesmo Sistema de Referência (Datum) e Sistema de Projeção (UTM ou Geográfica); com inserção de Dados Espaciais; dá-se origem a um Sistema de Informações Geográficas (SIG), onde pode ser consultado a qualquer momento, tendo-se as informações desejadas espacializadas através de Mapas e Tabelas;


O Cadastro Multifinalitário pode ser entendido como um conjunto de informações descritivas sobre a propriedade imobiliária e particular e seus proprietários, apoiada por um sistema cartográfico próprio e de uso múltiplo. Incorporando-se a estas informações, destacam-se as informações sócio-econômicas e físico-ambientais que também se apóiam no mesmo sistema cartográfico (SILVA, 1979).

A característica básica do Cadastro é a sua multiplicidade de funções: A justa  cobrança de impostos; Garantia da propriedade imobiliária; Geração de dados para um sistema de informações; Inventário de terras; Estabelecimentos de limites municipais; Geração de base física para operações de serviço público (energia pública, saneamento, telefonia etc.); Informações para planejamento e administração pública, etc.


Fale conosco

Fale conosco

  • ALENCAR S. RIZZARDI

    Eng.° Ambiental | M.Sc. em Recursos Hídricos
    Gerente de Projetos
    Centro | RS

    (55) 9 9994-0037

  • DÉBORA PASA

    Eng.° Florestal
    Gerente de Projetos | Vale do Jacuí | RS

    (51) 9 9839 9230

  • JUAN S. BOLZAN

    Eng.° Ambiental
    Gerente de Projetos
    Litoral Norte | RS

    (51) 9 9670-7157

  • JÚNIOR GRINGS

    Topógrafo
    Gerente de Projetos
    Norte e Nordeste | BR

    (63) 9 98473-7457

  • MARIA ALICE SAUTHIER

    Arquiteta e Urbanista
    Chefe Projetista
    Centro | RS

    (55) 9 8424-1858

  • VADENILSON PATUSSI

    Geógrafo | Geomensor
    Gerente de Projetos
    Noroeste | RS

    (55) 9 9658-0107